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Visão Geral

O sistema integrado de bibliotecas ALEPH 500™ é um líder de mercado na automação de bibliotecas e centros de pesquisa. Baseado nos padrões da indústria, este sistema avançado reflete o compromisso da Ex Libris com a produção de ferramentas eficazes de gerenciamento do conhecimento, entregando aos nossos clientes um moderno pacote de ferramentas que facilita a administração de suas instituições. Após duas décadas de experiência, milhares de clientes leais pelo mundo atestam às forças do software e as soluções encontradas pela Ex Libris para lidar com os desafios tecnológicos que as bibliotecas enfrentam no tão dinâmico mundo da informação.

 

Flexível — Os componentes de customização do sistema são parametrizados para acomodar as exigências das instituições de todos os tipos e tamanhos

 

Fácil de usar — Fluxos de trabalho amigáveis e interfaces gráficas intuitivas aumentam a eficiência da equipe de funcionários e dos clientes da biblioteca.

 

Adaptável — Crescentes e aprimoradas funcionalidades permitem bibliotecas e consórcios criarem ambientes de funcionamento originais.

 

Aberto — Baseado em padrões da indústria tais como OpenURL, XML, OAI, LDAP, ISO ILL, e RFID, os produtos da Ex Libris oferecem as mais recentes tecnologias relacionadas com o compartilhamento de recursos, conectividade completa e completa interação com outros sistemas e bases de dados. Desenvolvido em base de dados Oracle®, o ALEPH 500™ é totalmente compatível com o padrão Unicode, empregando a tecnologia XML, juntamente com outros padrões internacionais como Z39.50 e OBDC, para possibilitar a integração com outros sistemas.

 

Multilingüe e multi-escrita — A total compatibilidade com o padrão Unicode possibilita a entrada de dados multidirecional e em diversas escritas. Os usuários podem utilizar o sistema em seu idioma preferido, e as bibliotecas podem adicionar novas opções de idioma em suas interfaces.

 

Futuro garantido— A estrutura de camadas cliente/servidor garante que ALEPH 500™ estará pronto para atender suas necessidades hoje e no futuro. O projeto do software evolui de maneira contínua a cada ano para incluir produtos e componentes ligados com o aprimoramento do seu sistema para que ele esteja sempre pronto para lidar com as necessidades dinâmicas de sua biblioteca.

Web OPAC - Catálogo Público do Usuário

O sofisticado, fácil de usar, Web OPAC serve como portal do cliente da biblioteca ao sistema ALEPH 500™. A interface Web pode ser completamente customizada pela biblioteca para atender e refletir as suas necessidades. Com apenas um navegador de internet padrão instalado na estação de trabalho, o cliente da biblioteca passa a ter acesso à informação da biblioteca em qualquer local a qualquer momento. Os clientes, que podem simplesmente localizar materiais - armazenados localmente ou em outras instituições - ou verificar as transações registradas em seu cartão de usuário, ficarão satisfeitos ao encontrar o sistema funcionando, mesmo em momentos em que a biblioteca realiza procedimentos de backup e de emissão de relatórios. O Serviço de Identificação do Usuário da Ex Libris (PDS) pode estar ligado aos serviços de identificação on-line de sua instituição. Esses serviços de identificação permitem que os clientes da biblioteca naveguem de maneira integrada pelos produtos da Ex Libris adquiridos pela sua instituição.

 

Poderosas, as ferramentas de busca oferecem aos clientes da biblioteca uma variedade de opções de busca, desde formulários simplificados até formas avançadas de busca. Sua biblioteca pode optar por utilizar os índices fornecidos na instalação padrão do ALEPH 500™, contudo o sistema fornece a liberdade para adicionar ou remover pontos de acesso na medida das necessidades de sua instituição.

 

Bases lógicas oferecem aos clientes da biblioteca a opção de escolher uma parte específica de seu catálogo, como periódicos, uma biblioteca específica, ou ainda materiais audiovisuais. Interfaces especiais podem ser definidas pela biblioteca para que cada base lógica possa ter o visual desejado pela instituição.

 

Os clientes da biblioteca podem acessar recursos eletrônicos disponíveis na Internet com um clique no registro do catálogo. Catálogos e bases de dados externas podem ser pesquisadas usando a porta Z39.50. A integração com outros produtos da Ex Libris ou outros sistemas de sua instituição são feitas através de NCIP, OpenURL, e serviços disponíveis na Web. Além disso, os clientes da biblioteca podem criar pedidos de EEB (Empréstimo Entre Bibliotecas) para obras mesmo não tendo todos os detalhes bibliográficos em mãos.

 

Com o uso da premiada tecnologia de criação de links contextuais SFX® da Ex Libris, os clientes da biblioteca podem utilizar serviços dinâmicos definidos pela biblioteca para acessar diretamente do registro fontes de informação disponíveis na internet, tais como bases de dados de citação, o texto completo de um periódico eletrônico, entre outros diversos serviços.

 

Baseado em Unicode, ALEPH 500™ fornece suporte multilíngüe e multi-escrita em mais de 20 idiomas. Os usuários de ALEPH 500 podem utilizar o sistema em qualquer idioma disponibilizado por sua biblioteca. Além disso, os clientes da biblioteca podem alterar suas preferências de idioma de uso do OPAC Web a qualquer momento.

 

Funções avançadas de Disseminação Seletiva da Informação (DSI) oferecem aos clientes da biblioteca a opção de auto-registro para os serviços de DSI. Sua biblioteca pode definir quando, durante o "ciclo de vida" de um registro, ele será incluído como um candidato de DSI - no momento do pedido de aquisição, no momento em que o pedido é recebido pela biblioteca, ou no momento em que o item for guardado na prateleira - para um exemplar recebido em uma biblioteca específica ou em uma biblioteca setorial. As mensagens de DSI que são enviadas por e-mail incluem uma ligação direta ao registro bibliográfico do catálogo da sua biblioteca.

 

A ferramenta integrada "Pasta Virtual" permite que os clientes da biblioteca organizem e controlem uma lista de citações localizadas no uso do OPAC da Web do ALEPH 500™. A "Pasta Virtual" salva e mantém as citações de documentos localizadas em bases de dados externas que foram consultadas pelo OPAC da Web do ALEPH 500™.

 

Um conjunto completo de características poderosas permite que o cliente da biblioteca execute uma série de tarefas com a facilidade:

 

• Ver empréstimos atuais e renovar materiais, de acordo com políticas da circulação da biblioteca

 

• Solicitar materiais usando funções tais como reserva, entrega domiciliar de documentos e empréstimo entre bibliotecas

 

• Definir o idioma da interface e o formato de exibição dos registros

 

• Ver o histórico de empréstimos

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ADAM (Módulo de Biblioteca Digital do ALEPH)

ADAM enriquece serviços da biblioteca permitindo o gerenciamento e a conseqüente descoberta e entrega de recursos digitais - áudio, vídeo, imagem e som - e seus metadados dentro do ambiente do ALEPH500. Usando as opções do módulo de Catalogação do ALEPH 500, a equipe de funcionários pode vincular os seus objetos digitais aos registros MARC, criando dados bibliográficos no formato MARC de sua escolha, e adicionando metadados técnicos com facilidade. A importação dos metadados e/ou os objetos digitais e o vinculo deles aos registros bibliográficos novos ou existentes no sistema pode feita manualmente ou em lote. A exposição simultânea de objetos digitais e de registros bibliográficos permite que os catalogadores consultem o objeto no momento da criação/atualização do registro bibliográfico.

 

Cada objeto digital do ADAM é ligado a um registro bibliográfico. Um único registro bibliográfico pode ter um ou mais arquivo digital ou os tradicionais itens vinculados a ele. Com isso a biblioteca pode utilizar o mesmo registro bibliográfico para identificar uma série de representações de um único objeto - por exemplo, uma edição de periódico junto com seu índice digitalmente scaneado.

 

Entre outras características originais, a equipe de funcionários pode definir os direitos de acesso do objeto durante do processo de descrição - por exemplo, somente os clientes da biblioteca que acessarem o sistema através de um endereço IP específico podem exibir o objeto descrito. Observações relacionadas com direitos autorais podem ser atribuídas quando forem necessárias. Os clientes autorizados que desejam ver um objeto que possua restrições de direitos autorais são obrigados a aceitar estas condições antes de exibí-lo.

 

As bibliotecas ou os departamentos dentro da biblioteca que não desejam compartilhar de seus objetos digitais podem configurar diretórios específicos para assegurar-se de que os objetos permaneçam discretos. ADAM gerencia as permissões para criar/editar/excluir os objetos e os metadados relacionados aos objetos. Cada funcionário pode receber permissão para realizar funções tais como upload de arquivos, trocar localização, excluir objetos e ativação de serviços em lote.

 

Os clientes da biblioteca podem navegar pelos metadados, executar buscas de texto completo dos metadados e dos dados textuais do objeto, recuperar e exibir os objetos digitais pelo Web OPAC. As configurações do gerenciamento do objeto definem se um objeto pode ser exibido livremente, ou se um acordo de direitos autorais é necessário, ou se o acesso é restrito a um grupo definido de usuários ou a uma faixa restrita de endereços IP.

Catalogação

O Módulo de Catalogação do ALEPH 500 integra funções de catalogação com todas as demais funções do sistema. Todos os dados são armazenados em Unicode, e o sistema é compatível com uma série de formatos MARC (CNMARC, Mab, MARC21, UNIMARC, etc...). A compatibilidade com padrões de catalogação assegura a conformidade com padrões emergentes tais como FRBR e AACR3. A equipe de funcionários pode livremente definir campos locais com opções de validação e de indexação correspondentes. A definição de campos locais permite que a sua biblioteca tenha a liberdade de catalogar todo os tipos de material dentro uma única base de dados.

 

A flexibilidade do Módulo de Catalogação oferece às instituições a opção de utilizar as planilhas de catalogação padrão do ALEPH 500 ou utilizar as planilhas de catalogação definidas pela própria instituição. Teclas de atalho padrão, projetadas especificamente para minimizar o número cliques do mouse, contribuem para um uso eficiente do teclado. As funcionalidades de processadores de texto incrementam o fluxo de trabalho de catalogação. As rotinas de expansão definidas pela biblioteca dinamizam o fluxo de trabalho ao gerar automaticamente dados bibliográficos. O ALEPH 500 utiliza verificações definidas pela biblioteca para validar os registros no momento em que eles são salvos, mantendo as mensagens de advertência em um arquivo que pode ser consultado.

 

O processo de indexação ocorre em tempo real de modo que os benefícios da catalogação sejam realizados imediatamente - os registros recentemente catalogados tornam-se disponíveis no Web OPAC imediatamente. Registros e dados de fornecedores, utilitários bibliográficos (OCLC e RLIN) e de outras bibliotecas podem ser importados com os programas de carga originais do ALEPH 500, ou através do protocolo Z39.50.

 

A manutenção da base de dados é facilitada na medida em que a equipe de funcionários pode consultar os arquivos de autoridade, buscar registros no catálogo, importar registros de bases de dados externas, editar múltiplos registros, utilizar técnicas padrão da copiar-e-colar, e indexar qualquer campo do registro bibliográfico. O Controle de Autoridades assegura uma manutenção de alta-qualidade da base de dados.

CARACTERÍSTICAS:

 

• Valida dados por registro, campos ou sub-campos

 

• Suporta mudanças globais da base de dados por campo, sub-campo ou palavra específica

 

• Relatórios listam registros que devem ser revisados quando erros de catalogação são detectados

 

• Cria e mantém as ligações com os registros de autoridade de maneira automática

 

• Gera relatórios para controlar a integração da base de autoridades com seus e de registros bibliográficos

 

• Programas fazem cargas em lote de registros, usando critérios sofisticados para detectar duplicidades e realizar mesclagem de registros

 

• Permite que bases de autoridades locais e remotas sejam pesquisadas dentro do Módulo de Catalogação

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Aquisição/Periódicos

Aquisição

A integração dos módulos de Aquisição e de Periódicos tornou os processos de aquisição, registro de faturas, cobranças de atrasos e recebimento de materiais mais fáceis e eficientes. O Formulário do Pedido de Aquisição permite que a equipe de funcionários adicione textos "ad hoc", que serão incluídos nas cartas de pedido enviadas aos fornecedores. As cartas de pedidos e de cobranças podem ser geradas tanto de maneira on-line como em processos de lote. As funções do mouse facilitam a navegação pelo módulo, enquanto que os "modelos" de registros salvam opções que minimizam e previnem a ocorrência de erros.

 

A implementação de protocolos de EDI (Electronic Data Interchange) no ALEPH 500 podem organizar as diversas funções da aquisição (envido de pedidos, registros de faturas e cobranças de atrasos).

 

ALEPH 500 suporta uma estrutura hierárquica de orçamentos com uma faixa ilimitada de verbas e de tipos do orçamento - doações, aquisições, e orçamentos departamentais. Um mecanismo seguro e sofisticado controla o acesso aos orçamentos tanto local como globalmente. Um pacote completo de opções está disponível para criar ligações aos sistemas de dados financeiros institucionais.

 

ALEPH 500 realiza conversões de cotações de moedas estrangeirais para a sua moeda local. O componente de registro de faturas permite que as instituições emitam relatórios de VAT/GST de acordo com a legislação local.

 

CARACTERÍSTICAS:

 

Pedidos

 

• Gera, opcionalmente, registros de itens no momento em que os pedidos de aquisição são criados

 

• Cria uma auditoria pelo log do pedido de aquisição, registrando todas as atividades relacionadas com a aquisição, com o registro das faturas e a chegada dos itens. Os registros desse histórico da aquisição incluem a data, horário e o nome da pessoa que realizou a atividade

 

• Adia os pedidos quando os custos não são cobertos pelo orçamento

 

• Alerta a equipe de funcionários quando os materiais solicitados superam os valores esperados

 

• Encaminha os pedidos de aquisição para o atendimento direto para um endereço específico, seja ele pessoal ou institucional

 

Faturas

 

• Fornece acesso às informações de fornecedores, orçamentos, pedidos de aquisição, e formulários da chegada

 

• Calcula automaticamente nas faturas os descontos e taxas adicionais para cada pedido

 

• As faturas podem ser registradas a partir do pedido de aquisição, ou os pedidos podem ser incluídos em uma fatura. Mecanismos do sistema garantem que todas as linhas da fatura sejam registradas

 

Cobranças

 

• Emitidas eletronicamente ou impressas, de acordo com parâmetros definidos pela biblioteca

 

• Emitidas automaticamente para pedidos de monografias e para os fascículos de periódicos, de acordo com os padrões definidos para o tipo de material, tipo do pedido e método de envio. As cartas de cobrança são formatadas da maneira como a biblioteca decidir.

Periódicos

A função de Periódicos no módulo de Aquisição/Periódicos fornece à equipe de funcionários acesso aos dados bibliográficos e de holdings, assim como é possível visualizar informações relacionadas com a aquisição do periódico, as despesas orçamentárias e os fornecedores.

 

A equipe de funcionários pode acessar os dados dos periódicos usando uma série de índices definidos pela biblioteca, incluindo os acessos por SICI, ISSN, palavras-chaves e títulos.

 

O sistema suporta o padrão do MARC 21 para a previsão de padrões de publicação, podendo assim gerar os fascículos esperados para a maioria de publicações, incluindo até as mais "imprevisíveis". Uma vez que estabelecidos, os padrões da publicação podem ser facilmente modificados para acomodar fascículos atípicos (índices, suplementos, etc).

 

As funções de lista de circulação de fascículos de periódicos são totalmente integradas com o sistema de circulação do ALEPH 500. Quando a chegada de um fascículo é registrada, um formulário de lista de circulação é impresso automaticamente, listando os leitores que se registraram para receber o fascículo.

 

CARACTERÍSTICAS:

 

• A chegada dos fascículos pode ser feita de maneira centralizada ou descentralizada

 

• As mudanças feitas no status da assinatura (tais como cancelamentos) são refletidas automaticamente no número das exemplares esperados

 

• No ALEPH 500 é possível "desfazer" o status de chegada de fascículos registrados de maneira errônea

 

• Os status e categorias dos fascículos (tais como danificados, perdidos) podem ser definidos pela bibliotecas

 

• O sistema pode exibir a informação de status da assinatura no Web OPAC, usando os valores codificados do campo 008 dos registros de holdings do formato MARC

 

• Resumos das coleções de periódicos podem ser geradas automaticamente pelo sistema se a biblioteca se adequar ao padrão de holdings do formato MARC21 

 

 • O recebimento dos fascículos de periódicos pode ser incluído nos perfis de DSI do usuário, alertando quando um novo fascículo de um periódico chegou na biblioteca 

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Circulação

O rápido e preciso Módulo de Circulação permite que a equipe de funcionários acesse todas as funções com um único clique do mouse ou um comando equivalente do teclado. Para determinar a data e hora da devolução, a flexível política de empréstimo do módulo examina os status de item e de usuário definidos pela biblioteca, além de verificar o calendário de funcionamento da biblioteca. Durante o empréstimo, os impedimentos do usuário e as reservas de itens são analisadas, assegurando o controle apropriado do acervo da biblioteca.

 

Um sistema de controle de caixa integrado exibe as multas e demais transações de caixa definidas pela biblioteca, permitindo o seu rápido gerenciamento. Os débitos podem ser pagos por completo, parcialmente, ou abonados pelos funcionários autorizados. Uma auditoria fornece total controle das transações de caixa registradas. As multas e as taxas podem ser controladas através dos sistemas externos da contabilidade.

 

ALEPH 500 permite que você controle empréstimos de curta-duração, além de permitir que os empréstimos sejam controlados por datas fixas ou períodos de devolução. Dependendo da política de biblioteca, os clientes podem fazer reservas agendadas de itens que são consultados localmente na biblioteca.

 

O componente de Reserva de Multimídia permite que os clientes da biblioteca reservem materiais da biblioteca para o uso em horários pré-marcados - a reserva pode ser criada pelo Web OPAC ou com auxílio da equipe de funcionários no balcão de circulação. A permissão para criação de uma reserva agendada baseia-se tanto no status do item como no status do usuário para que os pedidos de Reserva de Multimídia tenham prioridade em relação aos pedidos de reserva regulares criados pelos usuários. As datas iniciais e finais de empréstimos são flexíveis para adaptar-se às necessidades específicas da instituição.

 

As funções de Bibliografia de Disciplinas e Reservas de Disciplinas fornecem aos usuários tanto os materiais que são tradicionalmente reservados para as disciplinas como as obras eletrônicas que são utilizadas pelo corpo docente. Ferramentas tanto para a criação como para o gerenciamento das coleções em reserva de disciplina estão disponíveis, permitindo inclusive a impressão de listas dos materiais mantidos nas reservas. O catálogo da Bibliografia de Disciplina, disponível para os clientes da biblioteca via Web OPAC, fornece acesso a partir do uso de muitos índices, incluindo dados bibliograficos, nomes de disciplinas, nomes de professores, etc.

 

A administração da Sala de Leitura é uma função imbutida no módulo de Circulação que permite gerenciar o agendamento dos empréstimos locais que são realizados dentro da sala de leitura da biblioteca. Além disso, esse componente gerencia a transferência de materais dos acervos (fechados e abertos) para o ambiente da sala de leitura.

 

Circulação off-line, integrada no sistema, garante que o trabalho da biblioteca continue sendo realizado mesmo quando a conexão com o servidor estiver indisponível. Transações de empréstimo e de devolução podem ser registradas e salvas em um arquivo da sua estação de trabalho, sendo transferiro para o servidor quando a conexão for restabelecida.

 

O suporte SIP2 garante a compatibilidade do sistema com dispositivos de "auto-atendimento" através do uso de tecnologias de códigos de barras e RFID, pagamento eletrônico e renovações por telefone. A função de "auto-atendimento"verifica o status do usuário e permite empréstimos e devoluções de acordo com a política de circulação definida pela biblioteca - sem qualquer intervenção dos funcionários.

 

Abrangentes estatísticas e relatórios de circulação estão incluídas como parte do pacote padrão do ALEPH 500, oferecendo estatísticas de empréstimos, renovações, pedidos de reservas e sobre dados relacionados com o fluxo de trabalho dos funcionários. A Central de Relatórios do ALEPH (ARC - ALEPH Reporting Center) fornece aos usuários um ambiente abrangente e operacional para a criação de relatórios. Os funcionários localizam e acessam facilmente informações operacionais que serão utilizadas para gerar os relatórios e as estatísticas necessárias para as tomadas de decisões diárias no gerenciamento de uma biblioteca. 

 

CARACTERÍSTICAS:

 

 • Suporte a pedidos de fotocópias

 

 • Produção de cartas e notificações facilmente customizadas

 

 • Criação simplificada de registros de usuários através de rotinas de importação de dados

 

 • Suporte a uma grande variedade de métodos para aplicação de multas e suspensões

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COMPARTILHAMENTO DE RECURSOS

 

ALEPH 500 oferece múltiplos métodos para compartilhar recursos, facilitando assim a integração dos diversos acordos de cooperação existente entre as bibliotecas. Sistemas de bibliotecas que compartilham do mesmo catálogo coletivo podem manter os seus membros com completa autonomia administrativa, se beneficiando da estrutura hierarquica dos registros dos usuários.

 

O registro centralizado dos usuários e um sistema de bloqueios abrangente fornece às bibliotecas membros desse sistema coletivo a segurança necessária para realizar empréstimos para usuários registrados em qualquer uma dessas instituições. Sistemas ALEPH individuais que compartilham um Catálogo Coletivo tem acesso aos dados dos usuários e seus respectivos status através do uso do componente de Empréstimo Direto de Consórcio. As funções de Empréstimo Entre Bibliotecas permanecem no sistema, estando de acordo com as normas ISO e IPIG. A sua biblioteca pode selecionar a maneira mais eficiente de obter materiais para os usuários, com base na maior relevância do título para a necessidade do usuário.

Empréstimo Entre Bibliotecas (EEB)

O módulo de EEB do ALEPH 500 permite que a sua biblioteca administre os pedidos imediatos e não imediatos criados pelos seus usuários e funcionários. Desenvolvido sob os protocolos ISO 10160/10161 e dos perfis IPIG, o módulo se comunica diretamente com outros sistemas via protocolos de TCP/IP ou SMTP.   

 

Desenvolvido especialmente para obter o melhor fluxo de trabalho, o módulo permite a criação dos pedidos de EEB pelo Web OPAC do ALEPH 500; o acompanhamento do pedido pode ser feito pelo usuário na sua lista de atividades com a biblioteca. Quando um item que foi solicitado é recebido pela biblioteca um empréstimo para o usuário solicitante é criado no módulo de Circulação. Quando um item de EEB é devolvido pelo usuário, a equipe da biblioteca é alertada. Todas as transações de caixa relacionadas com EEB são registradas automaticamente no caixa do usuário.

 

As funções de EEB do ALEPH 500 estão completamente integradas com os demais produtos da Ex Libris - MetaLib® e SFX. Usuários que criam pedidos de EEB via MetaLib e SFX são reconhecidos como usuários de EEB pelos Serviços de Identificação de Usuários (PDS - Patron Directory Services).

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Central de Relatórios do ALEPH (ARC)

Com um ambiente Web de fácil uso para a geração de relatórios, ARC fornece aos seus funcionários a possibilidade de emitir relatórios estatísticos sob-demanda sob os mais diversos aspectos de sua biblioteca e que são controlados pelo sistema ALEPH 500

           

Os dados operacionais são colhidos das diversas fontes de dados do ALEPH 500 e são apresentados aos usuários em uma estrutura lógica e de fácil acesso, permitindo o cruzamento de dados de diversas áreas do sistema. Isso fornece a todos os setores de sua instituição uma visão única dos dados do sistema. A manipulação facilitada e intuitiva dos dados permite que os administradores da biblioteca gerem os relatórios mais precisos para as necessidades diárias de gerenciamento da biblioteca, tornando os processos administrativos mais eficientes.

 

A instalação padrão do ARC contempla mais de 80 relatórios e estatísticas pré-definias, baseadas nos dados administrados pelos diversos módulos do sistema ALEPH 500 — Web OPAC, Catalogação, Circulação, Aquisição/Periódicos, EEB e Reserva de Bibliografia de Disciplina.  Com um cliente Web, esses relatórios pré-definidos podem ser facilmente customizados e salvos para serem usados no futuro pela biblioteca. ARC também inclui um conjunto de ferramentas que fornecem aos funcionários o ambiente necessário para criar e gerar relatórios e estatísticas específicas para sua biblioteca. Os funcionários que forem criar os relatórios não precisam ter conhecimento sobre a estrutura das tabelas do banco de dados do ALEPH, nem conhecimentos sobre a programação de SQL. Todos os relatórios salvos podem então ser compartilhados pela biblioteca, consórcios, ou com outras instituições que possuem o sistema ALEPH 500.

 

Monitor do ALEPH

O Monitor do ALEPH permite que as bibliotecas tenham um completo controle operacional e uma monitoração pró-ativa de todos os componentes do ALEPH 500, incluindo os processos do servidor, a base de dados Oracle e o Sistema operacional. Baseado em uma série de regras abrangentes de monitoração (pré-configuras e customizadas), o Monitor do ALEPH garante uma fácil verificação da operação e da performance do sistema, além de auxiliar na sua manutenção preventida. Caso um incidente seja previsto pelo monitor, alertas em tempo real (via e-mail ou SMS) são enviados para a equipe da biblioteca para que as medidas de prevenção/correção sejam tomadas de maneira rápida e eficiente pela biblioteca.

 

Desenvolvido especialmente para não-especialistas em análise de sistemas, o Monitor do ALEPH permite que os administradores do sistema, mesmo sem experiência em tecnologia, analisem e resolvam os problemas encontrados no ALEPH 500, na base de dados Oracle ou no Sistema operacional.

 

Web OPAC
ADAM
Catalogação Aquisição/Periódicos
Circulação
Compartilhamento de Recursos
Empréstimo Entre Bibliotecas
Central de Relatórios do ALEPH
Monitor do ALEPH


Módulos Adicionais

ADAM
Monitor do ALEPH
Central de Relatórios do ALEPH (ARC)
EEB
Reserva de Multimídia
Catálogo Coletivo





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