INÍCIO MAPA DO SITE CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO SITES INTERNACIONAISPortuguêsInglêsAlemãoFrancêsChinêsCoreano
 
    
 


Visão Geral - Primo

Hoje os usuários da biblioteca que procuram por fontes de informação acadêmicas possuem muito mais opções do que no passado. Bibliotecas que não atendem as expectativas de velocidade, facilidade de acesso e relevância de informações dos usuários ficam arriscadas a serem relegadas a um papel secundário em sua formação acadêmica.

Com Primo®, as bibliotecas podem novamente assumir a posição de liderança na definição dos padrões de busca e descoberta de informações. Primo amplia o potencial das bibliotecas ao fornecer aos usuários uma solução universal para a descoberta e fornecimento de fontes de informações físicas e em meio digital, independente do seu formato e localização.

 

Uma Nova Experiência para o Usuário: Diversão, Rapidez e Foco

 

Desenvolvido nas mais recentes tecnologias de busca e nos novos paradigmas sociais da computação, Primo vai além dos mecanismos de busca e outras ferramentas on-line existentes. Com o Primo, as bibliotecas aumentam as suas possibilidades de fornecer acesso as informações em meio físico ou digital. Ao normalizar e enriquecer os dados dos resultados de busca, Primo apresenta aos usuários informações ricas e relevantes ao usuário acompanhadas de opções de personalização que foram definidas pelo usuário.

Principais Benefícios para os Usuários:

 

Intuitivo - Primo é ágil, recupera resultados de grande relevância e não requer treinamento de usuários.

Ativo - Primo não fornece aos usuários apenas a localização de informações, ele também as recupera de acordo com os direitos de acesso estabelecidos pela sua rede de bibliotecas.

Social - A possibilidade de avaliar, rankear e revisar as informações habilita os usuários a compartilhar o seu conhecimento em seu meio acadêmico, trazendo os materiais da biblioteca para o seu espaço de pesquisa pessoal.

Abrangente - Usuários descobrem e recuperam uma variedade de fontes de informação, incluindo os materiais que não são tradicionalmente encontrados no ambiente da biblioteca.

Flexível - Usuários podem ir diretamente dos resultados de suas buscas para a entrega de produtos; recebimento de informações adicionais, tais como revisões e recomendações de outros usuários; ou refinar os resultados de busca com o uso de campos como ranking, sugestões de usuários e novas buscas.

Acessível - Usuários podem acessar as ferramentas do Primo quando e onde eles estiverem - no site da Biblioteca, por um portal institucional, ou via o sistema acadêmico da instituição.

Criado para Acervos e Aplicações de Bibliotecas:

Primo integra os ambientes da biblioteca e pode ser usado junto com uma diversidade de produtos para bibliotecas -da Ex Libris e de outros fornecedores de sistemas- incluindo qualquer Sistema Integrado de Bibliotecas, repositórios digitais ou ferramentas de multi-buscas. Ao separar as experiências dos usuários e a infra-estrutura dos sistemas da biblioteca, Primo otimiza a descoberta e a entrega de informações entre todas as fontes institucionais de informação, fornecendo para a biblioteca uma solução que amplia o uso dos aplicativos da biblioteca, maximiza a flexibilidade do sistema e minimiza o custo total de seus recursos informacionais.

Principais Benefícios para Bibliotecas:

 

Solução "End-to-end" - Do "harvesting" de dados ao descobrimento e entrega de informações, Primo gerencia uma série de processos que realizam o harvesting e o processamento de dados de suas fontes locais, o enriquecimento dos registros da biblioteca, agrupamento baseado na norma FRBR, indexação de textos a partir de sumários, manipulação em tempo real de resultados de metabuscas e, finalmente, a entrega das informações.

Adaptável - A arquitetura aberta do Primo permite que as instituições continuem o trabalho com suas aplicações locais ou adicionar e substituir sistema enquanto mantém a consistência na manutenção das experiências dos usuários em seu site.

Interoperabilidade - Primo foi desenvolvido com os padrões de interoperabilidade existentes na indústria da informação, tais como OAI-PMH, OpenSearch, OpenURL, RSS, SRU/SRW, e Z39.50.

Manutenção Facilitada - Interfaces gráficas de manutenção, estatísticas e recursos para emissão rápida de relatórios facilitam o gerenciamento e a configuração de seu Primo; tudo isso feito a partir de ágeis páginas web de administração.

Customizável - Primo suporta uma diversidade de modelos de controle institucionais, desde o modelo centralizado até chegar a um modelo que cede total autonomia às diversas unidades de sua rede de bibliotecas. Esses modelos permitem que as bibliotecas e consórcios controlem de maneira centralizada as experiências dos usuários ou permite que cada unidade de um consórcio armazene as experiências em bases de dados próprias.


Copyright 2005 Ex Libris LTD. Todos os Direitos Reservados. Direitos de Uso