INÍCIO MAPA DO SITE CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO SITES INTERNACIONAISPortuguêsInglêsAlemãoFrancêsChinêsCoreano
 
    
 


Visão Geral

SFX®, o premiado servidor de links contextuais da Ex Libris, entrega aos usuários poderosos serviços de informação para o ambiente de informação acadêmico. SFX também é um componente chave na administração de fontes de informação eletrônicas da biblioteca.

O servidor de links do SFX, seja hospedado localmente em sua instituição, ou remotamente pela Ex Libris, oferece às bibliotecas uma solução para a precisa ligação entre as crescentes fontes de informação eletrônicas mantidas pelas bibliotecas. SFX forence a robustez, flexibilidade e independencia que as bibliotecas necessitam para a definição de links que auxiliem os seus usuários na navegação em fontes e serviços de informação relevantes para os seus resultados de buscas - serviços incluem, por exemplo, a entrega domiciliar ou eletrônica de artigos de periódicos ou livros eletrônicos. Bibliotecários de referência podem selecionar o conteúdo apropriado para seus usuários a partir de toda a diversidade de fornecedores de informação, interconectando essas fontes conforme desejado. Usando uma interface Web para administrar a base de conhecimento do SFX, os bibliotecários selecionam e configuram as suas fontes "alvo" para os serviços do SFX somente uma vez, em um procedimento que elimina a duplicação de esforços.

Para os usuários de bibliotecas que possuem acesso a um servidor SFX, um botão SFX definido pela biblioteca aparece ao longo de sua navegação pelos resultados de suas buscas - esteja a fonte de informação hospedada localmente pela instituição ou remotamente por um servidor de terceiros. O usuário pode simplesmente abrir o menu de serviços do SFX, obtendo acesso a um número de serviços relevantes para a referência. Para obter uma navegação ainda mais transparente, o bibliotecário pode configurar o SFX para que os usuários acessem o texto completo da obra diretamente a partir da referência (quando o texto completo estiver disponível). Com SFX, links são consistentes por todas as fontes de informação e sempre estão adequados às áreas de pesquisa e de interesse do usuário.

Muitos fornecedores de informação, cobrindo uma vasta quantidade de fontes, já adotaram o SFX em seus sistemas, e o número de adoções continua crescendo rapidamente. SFX utiliza o padrão OpenURL para fazer a ponte operacional entre as fontes de informações e os componentes dos serviços, permitindo a localização em um ambiente de links aberto. O servidor de links do SFX contempla outras iniciativas importantes, como CrossRef.

SFX— Expandido os Horizontes das Pesquisas

O conceito de ligações do SFX vai além dos métodos de recuperação de texto completo de um artigo. Embora a entrega do texto completo na tela do computador seja um serviço chave para os pesquisados, o SFX também permite que os bibliotecários utilizem muitos serviços adicionais que se aplicam aos seus usuários.. Por exemplo, caso o texto completo de artigo de periódico não esteja disponível localmente, o usuário pode verificar a disponibilidade da obra no catálogo da biblioteca, solicitar a entrega domicilar do documento, ou ainda solicitar a obra via Empréstimo Entre Bibliotecas. Exemplos de possíveis alvos para os serviços fornecidos pelo SFX são: livros eletrônicos (e-books), serviços de informações sobre patentes, serviços de referências, buscas em bases de dados baseadas na Web, e muito mais. Bibliotecários podem selecionar alvos pré-definidos para os serviços de SFX ou desenvolver os seus próprios alvos. Para uma lista de alvos pré-definidos de SFX, veja Alvos do SFX.

SFX— Mais do que um Simples Servidor de Links

A solução SFX pode servir como um repositório central para as informações de periódicos eletrônicos (e-journals) da biblioteca. SFX gera uma lista customizada de títulos de periódicos para o site da biblioteca na internet e pode, opcionalmente, fornecer registros MARC para serem carregados no catálogo da biblioteca. Além disso, o SFX pode ser configurado para verificar a possibilidade de entrega documentos desejados pelos usuários de acordo com o acervo da biblioteca antes de eles enviarem tais solicitações aos funcionários. Pelo SFX, bibliotecas podem obter dados independentes sobre o uso e acesso das fontes de informações da bibliotecas - esses dados são cruciais para a administração eficas de tais fontes/

 

 

 

 

 


Copyright 2005 Ex Libris LTD. Todos os Direitos Reservados. Direitos de Uso